Eu acho que hoje em dia com o valor do BTC tão alto, talbez seja sim perda de tempo.
Mas se vc pensar em termos que quanto BTC vc ganha, é sempre a mesma coisa. As faucets te pagam baseado no valor do BTC. Quando eu usava faucets em 2015 elas pagava cerca de 500 a 1000 satoshis, hoje pagam entre 10 e 50. O numero de satoshis é diferente mas o valor que vc recebe é o mesmo. O que você tem q pensar é o valor do BTC pode subir ou descer tornando o que vc tem guardado mais ou menos valioso.
Para quem está entrando em contato agora com BTC, faucets são uma alternativa legal para se ter noção do que é bitcoin e o que significa ter um pouco de BTC (mesmo que apenas algumas dezenas de milhares de satoshis).
Tempo e um pouco de pesquisa me ensinaram que o melhor é procurar moedas que ainda não valem muito e investir tempo em faucets delas ou procurar algum ICO ou pre-ICO que voce acredite que vá bombar e investir nisso.
Mesmo que você ganhe o mesmo valor em fiat ou que você ganhou valorize, ainda não vale a pena. Rendimento de mixaria, ainda é mixaria. Se você arrumar um trabalho, vai ganhar mais e trabalhar menos, e vai poder comprar mais BTC's.
Não acho que faucet seja uma boa forma de começar, o camarada vai ganhar os satoshis suados dele que na primeira transação vão embora por causa das taxas, causando uma imagem negativa ainda no BTC. Fora o tempo que ele vai demorar pra conseguir alguma coisa satisfatória pra começar a ter noção do que é o BTC, ou fazer trades em exchange. Você comprar 50 reais de BTC é um começo melhor, além do fato de já ter um primeiro contato com uma exchange, que, querendo ou não, é a porta de entrada pro BTC aqui no Brasil.
Quer uma maneira melhor de começar, conhecendo como as criptomoedas funcionam e ter um lucro melhor? Vai nessa seção aqui:
https://bitcointalk.org/index.php?board=238.0, e começa a fazer as bounties de rede social, você vai gastar menos tempo dando rt e like, e vai ter um retorno bem melhor. Da pra conseguir de 100 a 300 reais por campanha, e se você holdar e não vender de cara, esse valor pode multiplicar muito. Falo isso de experiência própria. O único ponto negativo, e que as vezes a recompensa demora a ser pagas.