Notícia de hoje com novidades na tributação das compras internacionais, Governo afirma que compras abaixo de 50$ continuarão isentas desde que o site de comércio eletrônico recolha o ICMS. Achei a noticia um pouco confusa mas pelo que entendi o o digitalTAX está tomando corpo e em breve o processo deve ser automatizado pelos e-commerce chineses já que o não cumprimento das normas vai tornar os envios automaticamente passiveis de multa. As mudanças valem a partir de 1 de Agosto então se alguém tem alguma compra pra fazer melhor fazer logo.
Governo cria regras para compras internacionais de até US$ 50 na internet e taxará quem descumprir normasNão consegui perceber o beneficio da compra ser menor de 50 $ a partir de agora. Eles afirmam que quem vai pagar o ICMS é o ecommerce mas é obvio que isso será repassado automaticamente para os cliente.
Eu li umas 3 vezes pra entender essa nova tributação, e no fim das contas não dá pra justificar nada a não ser mais tributos para os cofrinhos bem cheios do governo.
Antes era pra estimular a indústria local, depois foi culpa das empresas chinesas, depois voltaram atrás e não iam taxas as pessoas, mas sim as empresas, e no fim das contas deu tudo na mesma.
Obviamente os sites chineses irão se adequar, irão cobrar a mais dos vendedores que venderem para o Brasil e eles irão repassar o custo dessa encomendas abaixo de 50 dólares.
Só de falar nessas taxações as importações já diminuíram e irão diminuir ainda mais, então o pessoal da receita irá conseguir fiscalizar muito melhor qualquer encomenda que chegar e devem tentar de toda forma pegar quem for declarar menos de 50 dólares e desconfiarem que o produto vale mais.
Tenho vergonha de sermos representados por um governo que diz que irão cobrar das empresas e isso não irá aumentar nada para o consumidor. A lógica passa longe...