Eu acho que o maior problema foi o timing da compra, naquele momento ainda não estavam circulando noticias na mídia sobre uma possível mudança nas taxações mas claramente existia uma ordem interna para dificultar as liberações citando motivos aleatórios além de uma taxação mais efetiva. Foi criado um "mini pânico" e ai voltaram a trabalhar no ritmo conhecido mas como as pessoas ficaram com receio, as importações reduziram fortemente mesmo sem mudanças efetivas para o exato momento.
Tenho essa mesma sensação que você
Apesar de não ser nada oficial, acho que teve esses 10 ou 15 dias que começaram a taxar mais coisas do que o normal, e meu termômetro pra isso foi os canais de youtube que acompanho e algumas contas no twitter, em que o pessoal vai comentando se taxou ou não.
E eu é claro, como comentei, tive minhas duas taxações exatamente nessa época, depois passou tudo batido, várias bugigangas, SSD, Pen drive, console portátil etc
Passado esse "pânico" que você falou, as coisas estão normais até então porque parece que eles só estão aguardando as regras novas que estão quase chegando
Mas tenho a impressão que quando chegar vai ser complicado importar, se fosse pra chutar eu falaria facilmente que se entrar mesmo os 60% + 17%, as compras internacionais vão cair mais de 50% de um dia pro outro.