Seria justamente essa ajuda que o Joker citou, porém não iria cobrar nada. Tenho uma pessoa indo pro Brasil em breve que poderia levar e postar de lá pro endereço desejado. Porém não tinha pensado na parte do business, e olhando direitinho o tópico dele sobre isso, não é uma má ideia, hehehe...
Claro que se uma pessoa levar ela diretamente é uma maior vantagem.
Eu nem é uma questão de cobrar, só cobro realmente por algum serviço extra, por no enviou se ganhar uns 5€ é muito, porque o valor dos portes é com uma margem de segurança de alguma variação que possa haver quando for despachar a encomenda. Em Portugal é quase um mistério saber quanto custa um enviou...
O pior é que nem dá para confiar... as lojas chinesas estavam enviando os produtos como pessoa física (particular), então o Governo está com uma vontade extrema de taxar esse tipo de envio.
Inclusive, as compras de pessoa jurídica sempre foram taxadas. A treta foi com a mudança para taxar TODOS os tipos, pensando no "se não podemos fiscalizar, vamos taxar todos e pronto acabou".
Atenção eu não digo que não é taxada, alias como eu costumo fazer as coisas até prefiro que seja taxado. O "jogo" aqui é tentar fazer com que esse valor seja o menor possível.
Eu sigo este procedimento:
https://www.ctt.pt/particulares/enviar/regras-cuidados-envios/novos-procedimentosExemplo:
Classificava como categoria "Outro - Presente para amigo" ou "Oferta".
Artigo poderia dizer:
Descrição de conteúdo: Carteira Pendrive | Quantidade: 1 | Valor €: 10 | Peso Líquido em Kg: 0.250 | País de origem do conteúdo: Portugal | Código Harmonizado*: 854231
*Esta info é fundamental, para reduzir problemas. Escolhia este código: 854231 - Processadores e controladores, mesmo combinados com memórias, conversores, circuitos lógicos, amplificadores, circuitos temporizadores e de sincronização, ou outros circuitos
https://cosmos.bluesoft.com.br/ncms/854231-processadores-e-controladores-mesmo-combinados-com-memorias-conversores-circuitos-logicos-amplificadores-circuitos-temporizadores-e-de-sincronizacao-ou-outros-circuitosMas poderia escolher outro, se acharem mais adequado, podem ver a lista de códigos no link que acima.
O documento iria aparecer assim: