Pages:
Author

Topic: MEGATHREAD - os livros que o bitcointalk lê - page 21. (Read 5752 times)

legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
hey @Disruptivas
o link que vc colocou está faltando o comecinho do https ali, o correto seria
https://olhardigital.com.br/2021/06/14/seguranca/algumas-marcas-querem-colocar-anuncios-nos-sonhos-das-pessoas-denunciam-cientistas/
só linkando aqui se alguem se interessar

achei MUITO BIZARRO
imagina só, com todo o tracking e invasão que a web 2.0 já faz, invadir algo subjetivo e íntimo como o espaço dos sonhos seria bem bizarro, digno de Orwell (já que estamos no tópico sobre livros).

Por outro lado, já tive sonhos com coisas de crypto e axies, por exemplo...

também costumo lembrar dos meus sonhos mas quando anotava com mais disciplina lembrava muito mais
alguns anos atrás me interessei muito por pesquisar sonhos lúcidos, já ouviu falar?

existem algumas técnicas para trazer mais lucidez para o sonhar, e curiosamente isso pode se desdobrar em vários aspectos da vida.

um dos exercícios mais simples é:
ao perceber que sonha, tentar olhar para suas mãos dentro do sonho e esfregar uma na outra.

é bem legal começar a conseguir isso.
De uns tempos pra cá com isso de parar de anotar faz tempo que não tenho sonhos lúcidos mas quero voltar a trabalhar isso.
tenho alguns sonhos que guardo com carinho e são realmente memórias construídas, quase tão fortes quanto situações reais.

voltando pros livros e já que vc mencionou o Taoísmo, existe um livro muito bom sobre técnicas de sonho e cruzamentos entre o sonhar, meditação e a realidade, de um monge tibetano:
The Tibetan Yogas of Dream and Sleep de Tenzin Wangyal Rinpoche
é bem bom

coloquei o Chuva de Estrelas na minha lista! valeu por mais essa dica!


então, sobre o papel social, o Sidarta cita vários exemplos de indígenas, que ao acordar fazem uma grande roda na tribo e discutem os ensinamentos que a noite trouxe, muitas vezes os sonhos ditam a direção de todo o futuro daquela tribo. é muito interessante
quase no final do livro ele conta uma história de como uma tribo venceu a guerra contra colonizadores que queriam exterminá-los, segundo as histórias, os sonhos os ajudaram e influenciaram na vitória, é emocionante!

então justamente ele fala da necessidade de resgatarmos esse "sonho coletivo", para pensarmos em sociedade para onde estamos indo, juntos
mas o caminho para isso é justamente pensarmos nos nossos sonhos individuais e conversarmos sobre o tema.

Legal: agora o sonho que temos de noite e o sonho como desejo para a vida se mesclam num só.

se alguém quiser ver mais do Sidarta, sou fã dele:
O sonho ameaçado, produzida pela uol tab (9 min)
TED
Roda Viva
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568

EDIT:
quando falo "sobre sonhos" ali em cima é sobre o papel do sonho na sociedade e toda a química-biologia por trás do sonhar, achei incrível, tem um olhar antropológico do sonho também

Adorei o comentário final, eu ando pensando muito no sonho, em toda amplitude do tema. Tanto em notícias doidas como a de Algumas marcas querendo colocar anuncio em sonhos. Quanto em análises dos meus próprios sonhos até essa esfera que tu comentou, sobre o papel social sonho.

Falando pessoalmente, eu lembro muito dos meus sonhos e me esforço pra isso, anotando e procurando os padrões, como uma ferramenta de auto-conhecimento. Infelizmente, acho que acabamos nos enganando demais e os sonhos conseguimos acessar bem o que realmente está acontecendo com o nosso inconsciente.

Aproveitando a sessão livros, tem um livro que gosto sobre sonhos, um livro bem maluco chamado Chuva de estrelas, em que ele analista o sonho na tradição taoista e sufista, ele quer entender como usar o sonho como uma ferramenta anti-censura! E ele descreve '' acontecimentos'' bem doidos, como mestres ensinando através dos sonhos, aparecendo na mesma noite pra 7 discípulos... Eu gosto!

Mas o aspecto do ''papel'' do sonho na sociedade é algo que ando prestando mais atenção também, acho que é uma boa ferramenta pra nos permitirmos, potencializar mesmo os objetivos. Mas queria entender mais o que tu quer dizer com 'papel do sonho na sociedade', eu tenho explorado mais como ferramenta individual do que 'social'.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
interessante Paredao! anotei aqui e vou me informar mais sobre ele!



boa Disruptivas

se ainda não leu pode ser que você goste do livro sobre sonhos do Sidarta Ribeiro, O Oráculo da Noite.
é sensacional

gosto muito da Clarice Lispector também mas o "Não se pode morar nos olhos de um gato" gostei mais do título que do conteúdo
Tenho lido devagar mas ele é muito descritivo e os personagens não persistem muito na história, como o ritmo de mudança é muito acelerado acabo cansando dele, leio antes de dormir pra dar um sono hahahah estava pensando em largar mas to avançando aos poucos.
Clarice tem um charme diferente, o estilo de narrativa me lembra um pouco mas para por aí hahahah

aviso quando começar o Revolta de Atlas sim! to bem curioso!

e que maneiro que vc também está lendo "A queda do céu"

EDIT:
quando falo "sobre sonhos" ali em cima é sobre o papel do sonho na sociedade e toda a química-biologia por trás do sonhar, achei incrível, tem um olhar antropológico do sonho também
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568

Legal que esse é um dos tópicos que mais gosta! hahaha

Curiosamente "Cem anos de solidão" foi um dos poucos livros q eu larguei no meio, já li provavelmente uns mil livros desde que nasci, quando criança passava mais tempo com livros que com gente e sempre que saia de carro com meus pais levava um livro e ia lendo ao invés de olhar pela janela, raramente paro um livro no meio, mas achei esse chato demais.

[...]

O "Revolta de Atlas" que vc indicou antes chegou aqui em casa esses dias! vou ler depois comento o que achei!

Agora to acabando o "O Caminho da Servidão" do F. Hayek e gostando bastante, continuo no "Investidor Inteligente" achando meio chato mas com algumas visões de longo prazo interessantes, lendo devagar pela segunda vez (ajudei a revisar a tradução pro português desse) um pouquinho todo dia o "Hell Yeah or no! What's worth doing" do Derek Sivers que acho sensacional e de vez em quando pegando o "Não se pode morar nos olhos de um gato" da Ana Margarida de Carvalho que é uma mistura muito louca de Clarice Lispector com Saramago com algo mais, fazendo uma ponte Brasil-Portugal na época dos navios negreiros.

O próximo que pretendo ler quando fechar esses é o "A queda do céu" do Davi Kopenawa, um índio Yanomamiu
Pra quebrar um pouco todas essas leituras de crypto e dinheiro ultimamente, dar uma equilibrada (vale muito a pena ler Krenak também!)

Na lista de livros pra comprar estão Capitalismo de vigilância e o novo do Kyosaki: FAKE (olha o capitalismo aí de novo hahaha)

Alguma hora vou ler o Mastering Bitcoin que já ta no kindle e provavelmente o Mastering Ethereum também


Eu ainda não comecei o do Gabriel. Um amigo comentou comigo que não conseguiu terminar também, e pra que eu me preparasse, porque é lento demaaais .Somando ao comentário do livre, fiquei levemente com preguiça de começar hahahahaha Mas uma hora vou encarar

Mas gostei bastante de saber da sua história com os livros, eles foram com certeza muito importantes na minha trajetória, então é uma identificação automática.


Quero muuuuuuito saber se você já começou a Revolta de Altas, me conta por favor  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes

Dos outros, Investidor Inteligente e Mastering eu já li e gosto muito, mas concordo com o investidor inteligente ser um pouquinho chato !

Fiquei bem curiosa com o ''Não se pode morar nos olhos de um gato'' , eu gosto muito da Lispector : Shocked Shocked

A queda do céu to lendo, mas um pouco lenta. Mas gostando também. Mas leituras de antropologia me deixam meio doida hahaha
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
(...)

Legal que você tem avançado nas suas leituras. Que tal agora uma literatura que faz contraponto aos austríacos. Recomendo a leitura de um excelente autor: Gunnar Myrdal. Ele é da escola de Estocolmo. Prega tudo ao contrário dos austríacos. E o mais interessante, ele dividiu o premio Nobel de Economia de 1974 exatamente com seu "rival ideológico" Friedrich Hayek.

Para começar recomendo o livro: The Political Element in the Development of Economic Theory.

 Cheesy Cheesy Cheesy
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset

<...> como grande parte desses trabalhadores (mas não todos, acho que muitos new-cripto entram aqui) não são super investidores de previdencias privadas, vamos ter um problema ainda mais com nossos idosos!!!

justamente, crypto trás uma situação curiosa pq distribui o conhecimento sobre juros compostos e investimentos também, acredito que entender como criar um plano de aposentadoria privado e independente do estado pode ser um conhecimento que se espalhe com o tempo.

Imagina só, receber um pag em crypto da empresa Y onde vc trabalha direto num contrato inteligente que joga 10-20% do seu pagamento para a AAVE onde vai ficar rendendo x% ao ano para sua aposentadoria...

possibilidades....

<...>

-Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Márques (esse é até uma vergonha não ter lido)

Se alguém já tiver lido algum, adoraria saber  Roll Eyes

Legal que esse é um dos tópicos que mais gosta! hahaha

Curiosamente "Cem anos de solidão" foi um dos poucos livros q eu larguei no meio, já li provavelmente uns mil livros desde que nasci, quando criança passava mais tempo com livros que com gente e sempre que saia de carro com meus pais levava um livro e ia lendo ao invés de olhar pela janela, raramente paro um livro no meio, mas achei esse chato demais.

não lembro quando tentei lê-lo mas a impressão ficou até hoje...

Fiquei curioso sobre os outros títulos que mencionou também

O "Revolta de Atlas" que vc indicou antes chegou aqui em casa esses dias! vou ler depois comento o que achei!

Agora to acabando o "O Caminho da Servidão" do F. Hayek e gostando bastante, continuo no "Investidor Inteligente" achando meio chato mas com algumas visões de longo prazo interessantes, lendo devagar pela segunda vez (ajudei a revisar a tradução pro português desse) um pouquinho todo dia o "Hell Yeah or no! What's worth doing" do Derek Sivers que acho sensacional e de vez em quando pegando o "Não se pode morar nos olhos de um gato" da Ana Margarida de Carvalho que é uma mistura muito louca de Clarice Lispector com Saramago com algo mais, fazendo uma ponte Brasil-Portugal na época dos navios negreiros.

O próximo que pretendo ler quando fechar esses é o "A queda do céu" do Davi Kopenawa, um índio Yanomamiu
Pra quebrar um pouco todas essas leituras de crypto e dinheiro ultimamente, dar uma equilibrada (vale muito a pena ler Krenak também!)

Na lista de livros pra comprar estão Capitalismo de vigilância e o novo do Kyosaki: FAKE (olha o capitalismo aí de novo hahaha)

Alguma hora vou ler o Mastering Bitcoin que já ta no kindle e provavelmente o Mastering Ethereum também

caraca.. quanta coisa
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617


De maneira geral, um brasileiro aqui vai ganhar bem mais do que no Brasil, mas no final das contas, não vai conseguir enviar muito dinheiro para a familia no Brasil (se o quiser fazer). A diferença é que pouco aqui, já será "muito" por esses lados.

Com certeza. Comparado com o Brasil, Portugal é um "paraíso". Na outra ponta, vejo também muitos portugueses emigrando para outros países da União Europeia. Já citei o caso de um amigo meu português que emigrou para França para ter uma remuneração maior.
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
Não pensei que o Português Nato precisa recorrer a esse tipo de serviço. Muito triste saber disso. Cry

E o pior é que na maioria dos casos é em trabalhos com maiores qualificações, tipo: professores, advogados e até enfermeiros.

Notem: https://ionline.sapo.pt/artigo/737172/contratos-trabalhadores-a-prazo-ganham-em-media-menos-28-do-que-a-termo


De maneira geral, um brasileiro aqui vai ganhar bem mais do que no Brasil, mas no final das contas, não vai conseguir enviar muito dinheiro para a familia no Brasil (se o quiser fazer). A diferença é que pouco aqui, já será "muito" por esses lados.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617


Não querendo entrar em questões politicas...
Temos milhares de trabalhadores a recibos verdes - recibos verdes é um trabalhador independente, sem contrato, que tem ele de fazer descontos e pode ser despedido a qualquer momento sem compensações. A ideia do recibo verde era para trabalhos temporários, o problema é que tem pessoas que estão assim a 10 anos, a fazer a mesma coisa para o mesmo patrão/empresa. Em vez de terem contrato, não...


Pensei que a maioria do pessoal que trabalhava com "recibos verdes" eram de imigrantes que tentavam fazer a vida em Portugal e não conseguiam emprego formal. Não pensei que o Português Nato precisa recorrer a esse tipo de serviço. Muito triste saber disso. Cry
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Nesse caso em questão, acho que o acontecimento tem relação direta com o fenômeno: há muitos entusiastas de Trump/Bolsonaro no mundo - inclusive por isso eles foram eleitos. Quando essas plataformas tomam ações contrárias a eles, alegando fake news ou incitação à violência, o número de usuários diminui e levam o desempenho dessas empresas. Não acho que seja um caso de um evento ''aleatório'' no sentido de 'não-correlacionado- mudando o cenário, mas com certeza é um caso de um evento que não a maioria de nós não pensaria ter tanta influência, mas porque talvez tendamos a subestimar o poder desses políticos.

O Trump poderia ter escolhido outra rede social para publicar seus pensamentos.. e então o Twitter não ter crescido tanto nesse tempo.. Ou até mesmo perdido as eleições (ou sequer ter se candidatado)..

Difícil alguém ter comprado ações do Twitter em 2014/2015 pensando que um futuro presidente poderia vir a aumentar o preço das ações da empresa..

Eu concordo que são eventos correlacionados.. A aleatoriedade que digo é no sentido de que são vários eventos que não dá para prever (a não ser que você seja roteirista dos Simpsons Cheesy), Twitter poderia ter crescido 20x nesse tempo ai caso "o Mark Zuckerberg fosse preso" ou algum outro evento aleatório..
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568

Sim, isso é o maior problema. Que acho que muitos não estão a levar em conta agora, mas no futuro será complicado para muitos países lidar com esse esforço social.
Infelizmente, não se vê muitas mudanças, para os próximos tempos.

Sim, e é um problema que não diz respeito apenas a alguns países, é uma condição econômica mundial, em um cenário de erosão das cooperações internacionais.

Lembro que na gradução li uma bíblia -escrita antes dos anos 200 por Manuel Castells- chamada a Sociedade em Rede, no livro ele debate vários fenômenos, inclusive a erosão do poder dos Estados-Nações, rumo ao poder transnacional de grandes conglomerados financeiros. No livro, ele também debate profundamente a questão da 'queda do trabalho/substituição da mão de obra humana por robôs', os dados que ele apresenta mostram claramente que países que lideram a automatização continuam gerando empregos, o resto realmente continua sofrendo bastante.


Nós e acho que Portugal também se encaixa no segundo caso! Enquanto o desenvolvimento tecnológico não for uma prioridade, não há QUALQUER CHANCE.

E nesse sentido, tem sido interessante ver o como alguns líderes políticos pró-cripto estão buscando capitalizar as oportunidades das criptomoedas para os seus países.

El Salvador é um caso 'extremo', mas temos vários outros, como o do prefeito de Miami que anunciou disponibilização de energia nuclear, baixos impostos e pouca regulamentação para os mineradores  Roll Eyes
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
O problema no longo prazo dos trabalhadores informais (não to defendendo nenhuma estrutura, só apontando um ponto) é que teremos um grande defict nas contribuicões previdenciais e como grande parte desses trabalhadores (mas não todos, acho que muitos new-cripto entram aqui) não são super investidores de previdencias privadas, vamos ter um problema ainda mais com nossos idosos!!!

Sim, isso é o maior problema. Que acho que muitos não estão a levar em conta agora, mas no futuro será complicado para muitos países lidar com esse esforço social.
Infelizmente, não se vê muitas mudanças, para os próximos tempos.
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
Maaaaaaaaas, apesar da minha ausência, esse é o tópico que mais gosto, porque vivo cripto,  mas os livros são realmente um refúgio pra mim!!!

Então, queria compartilhar minhas novas leituras!

Essa semana eu percebi que não conhecia grande parte dos nomes que ganharam os nóbeis da literatura e fiquei triste  Cry

Então resolvi resolver meu problema e comprei alguns hahahahaha

Eu dei uma lida rápida  nos nóbeis, os títulos, resumos, assuntos e escolhi 6! Eles são:

-Ensaio sobre o dia exitoso, Peter Handke

- Alma Pedida, Olga Tokarczuk

-As luas de Júpiter, Alice Munro

-Poemas, Wislawa Szymborska

-Um artista do mundo flutuante, Kazuo Ishiguro

-Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Márques (esse é até uma vergonha não ter lido)


Se alguém já tiver lido algum, adoraria saber  Roll Eyes
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
E como andas a precariedade do trabalho ai em Portugal ? Li um artigo recentemente que dizia que aumentou muito por causa da pandemia. É verdade isso ? E o que o Governo faz para combater esse tipo de coisa ? Sad O Brasil também não anda nada bem nesse quesito.

Não querendo entrar em questões politicas...
Temos milhares de trabalhadores a recibos verdes - recibos verdes é um trabalhador independente, sem contrato, que tem ele de fazer descontos e pode ser despedido a qualquer momento sem compensações. A ideia do recibo verde era para trabalhos temporários, o problema é que tem pessoas que estão assim a 10 anos, a fazer a mesma coisa para o mesmo patrão/empresa. Em vez de terem contrato, não...
Isto para não falar do aproveitamento das empresas, na necessidade das pessoas trabalharem, para pagar o ordenado mínimo e exigir trabalhar por dois.

Infelizmente, não se vê muitas mudanças nesse cenário.
Enfim... acredito que não seja muito diferente do Brasil. A única diferença será o dinheiro/qualidade de vida, que se pode conseguir apesar da precariedade. No Brasil talvez seja pior, talvez por causa da sua situação socio-econômica.

Os ''trabalhadores verdes'' são uma realidade acho que em grande parte do mundo hoje. Aqui chamamos de 'trabalhadores informais',

Atualmente, a situação do Brasil é:

-Desemprego: 13%/
- Trabalhadores informais: +40%

O problema no longo prazo dos trabalhadores informais (não to defendendo nenhuma estrutura, só apontando um ponto) é que teremos um grande defict nas contribuicões previdenciais e como grande parte desses trabalhadores (mas não todos, acho que muitos new-cripto entram aqui) não são super investidores de previdencias privadas, vamos ter um problema ainda mais com nossos idosos!!!
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568

Não li o livro porém li alguns pedaços.. Um ponto que eu lembro até hoje é sobre não fazer investimentos de longo prazo, já que quanto maior o tempo, mais difícil fica de acertar algo..

Este post da @Disruptivas reflete um pouco isso.. o acontecimento, ou não, de um evento "aleatório" muda todo cenário..

Eu sempre gosto quando vejo que uma pessoa teve uma interpretação de algo que eu mesma disse, mas eu eu vi de forma diferente hahahaha

Nesse caso em questão, acho que o acontecimento tem relação direta com o fenômeno: há muitos entusiastas de Trump/Bolsonaro no mundo - inclusive por isso eles foram eleitos. Quando essas plataformas tomam ações contrárias a eles, alegando fake news ou incitação à violência, o número de usuários diminui e levam o desempenho dessas empresas. Não acho que seja um caso de um evento ''aleatório'' no sentido de 'não-correlacionado- mudando o cenário, mas com certeza é um caso de um evento que não a maioria de nós não pensaria ter tanta influência, mas porque talvez tendamos a subestimar o poder desses políticos.

Mas de qualquer forma, é isso, sempre vamos ser surpreendidos por eventos e situações inesperadas que vão mudar tudo!!
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
E como andas a precariedade do trabalho ai em Portugal ? Li um artigo recentemente que dizia que aumentou muito por causa da pandemia. É verdade isso ? E o que o Governo faz para combater esse tipo de coisa ? Sad O Brasil também não anda nada bem nesse quesito.

Não querendo entrar em questões politicas...
Temos milhares de trabalhadores a recibos verdes - recibos verdes é um trabalhador independente, sem contrato, que tem ele de fazer descontos e pode ser despedido a qualquer momento sem compensações. A ideia do recibo verde era para trabalhos temporários, o problema é que tem pessoas que estão assim a 10 anos, a fazer a mesma coisa para o mesmo patrão/empresa. Em vez de terem contrato, não...
Isto para não falar do aproveitamento das empresas, na necessidade das pessoas trabalharem, para pagar o ordenado mínimo e exigir trabalhar por dois.

Infelizmente, não se vê muitas mudanças nesse cenário.
Enfim... acredito que não seja muito diferente do Brasil. A única diferença será o dinheiro/qualidade de vida, que se pode conseguir apesar da precariedade. No Brasil talvez seja pior, talvez por causa da sua situação socia-económica.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
é ativista contra a precariedade, mas não dá muitos nas vistas.

E como andas a precariedade do trabalho ai em Portugal ? Li um artigo recentemente que dizia que aumentou muito por causa da pandemia. É verdade isso ? E o que o Governo faz para combater esse tipo de coisa ? Sad O Brasil também não anda nada bem nesse quesito.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Como n vi os livros específicos de BTC eu suponho q é para falar sobre outros
Acho q não mencionaram o clássico Axiomas de Zurique, foi o livro que melhor representou minha opinião sobre os clichês da diversificação e o "colocar só o que você pode perder"
Não curto TUDO nele, mas é uma boa para quem tem, ou quer ter, uma pegada mais agressiva na especulação


Não li o livro porém li alguns pedaços.. Um ponto que eu lembro até hoje é sobre não fazer investimentos de longo prazo, já que quanto maior o tempo, mais difícil fica de acertar algo..

Este post da @Disruptivas reflete um pouco isso.. o acontecimento, ou não, de um evento "aleatório" muda todo cenário..
jr. member
Activity: 32
Merit: 10
Como n vi os livros específicos de BTC eu suponho q é para falar sobre outros
Acho q não mencionaram o clássico Axiomas de Zurique, foi o livro que melhor representou minha opinião sobre os clichês da diversificação e o "colocar só o que você pode perder"
Não curto TUDO nele, mas é uma boa para quem tem, ou quer ter, uma pegada mais agressiva na especulação
legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
Obs* @joker_josue, você conhece os autores do livro ? Parece que um deles é deputado ai em Portugal.

Fazem ambos parte do partido Bloco de Esquerda.
Se não me engano o José Soeiro é deputado e é o que aparece mais vezes. O Adriano Campos também faz parte do partido e é ativista contra a precariedade, mas não dá muitos nas vistas.
Pages:
Jump to: