hey @Disruptivas
o link que vc colocou está faltando o comecinho do https ali, o correto seria
https://olhardigital.com.br/2021/06/14/seguranca/algumas-marcas-querem-colocar-anuncios-nos-sonhos-das-pessoas-denunciam-cientistas/só linkando aqui se alguem se interessar
achei MUITO BIZARRO
imagina só, com todo o tracking e invasão que a web 2.0 já faz, invadir algo subjetivo e íntimo como o espaço dos sonhos seria bem bizarro, digno de Orwell (já que estamos no tópico sobre livros).
Por outro lado, já tive sonhos com coisas de crypto e axies, por exemplo...
também costumo lembrar dos meus sonhos mas quando anotava com mais disciplina lembrava muito mais
alguns anos atrás me interessei muito por pesquisar
sonhos lúcidos, já ouviu falar?
existem algumas técnicas para trazer mais lucidez para o sonhar, e curiosamente isso pode se desdobrar em vários aspectos da vida.
um dos exercícios mais simples é:
ao perceber que sonha, tentar olhar para suas mãos dentro do sonho e esfregar uma na outra.
é bem legal começar a conseguir isso.
De uns tempos pra cá com isso de parar de anotar faz tempo que não tenho sonhos lúcidos mas quero voltar a trabalhar isso.
tenho alguns sonhos que guardo com carinho e são realmente memórias construídas, quase tão fortes quanto situações reais.
voltando pros livros e já que vc mencionou o Taoísmo, existe um livro muito bom sobre técnicas de sonho e cruzamentos entre o sonhar, meditação e a realidade, de um monge tibetano:
The Tibetan Yogas of Dream and Sleep de Tenzin Wangyal Rinpocheé bem bom
coloquei o Chuva de Estrelas na minha lista! valeu por mais essa dica!
então, sobre o papel social, o Sidarta cita vários exemplos de indígenas, que ao acordar fazem uma grande roda na tribo e discutem os ensinamentos que a noite trouxe, muitas vezes os sonhos ditam a direção de todo o futuro daquela tribo. é muito interessante
quase no final do livro ele conta uma história de como uma tribo venceu a guerra contra colonizadores que queriam exterminá-los, segundo as histórias, os sonhos os ajudaram e influenciaram na vitória, é emocionante!
então justamente ele fala da necessidade de resgatarmos esse "sonho coletivo", para pensarmos em sociedade para onde estamos indo, juntos
mas o caminho para isso é justamente pensarmos nos nossos sonhos individuais e conversarmos sobre o tema.
Legal: agora o sonho que temos de noite e o sonho como desejo para a vida se mesclam num só.
se alguém quiser ver mais do Sidarta, sou fã dele:
O sonho ameaçado, produzida pela uol tab (9 min)
TEDRoda Viva