É desse Taleb que vocês estão falando?
Ele mesmo.
Taleb nunca foi evangelista do BTC, e ele decidir não ter BTC não anula os seus pensamentos e ideias.
Eu li quase todos os livros dele, e vou dar uma resumida no histórico dele:
Taleb trabalhava como operador/gestor de fundos no Credit Suisse. Ele sempre criticou muito os gestores tradicionais, pq dizia q eles não entendiam os riscos q eles corriam. Taleb sempre tinha performances horrosas nos fundos que geria, pq ele estava sempre opções PUT. Ele basicamente apostava na queda de tudo, e como o mercado esta normalmente subindo, ele sempre tinha perfomances ruins.
No final dos anos 80 teve uma crise braba, e os fundos do taleb dispararam e ele teve uma performance fantastica. Ele ficou também podre de rico, e começou a se desligar de sua profissão como operador de opções. Foi para a academia e começou a estudar, e acabou virando PhD em
aleatoriedade e uma das maiores autoridades mundiais do assunto.
Taleb advoga que o mundo (e consequentemente o mercado financeiro) nao evoluiu aos poucos, mas sim em saltos. E esses saltos são ditados por evento altamente aleatórios,
completamente imprevisíveis. Ele tem diversos livros sobre o assunto. Ele dá inúmeros exemplos que parecem óbvios olhando para trás, mas que na época ninguém conseguiu prever (como o covid por exemplo). No ultimo livro ele chamou esses eventos de cisne negro.
Quem quiser pesquisar pode encontrar todos esses livros na internet gratuitamente, em pdf.
Outro conceito bastante interessante, que não sei se ele inventou, é o skin in the game. Ele sugere que os gestores de fundos devem estar expostos aos riscos do seu fundo (isso pode ser aplicado quanto a ideias tb, a pessoa que vive as ideias que divulga). Por exemplo, um gestor de fundo super agressivo tem que botar boa parte do dinheiro dele la.
Taleb conhece muito do mercado e da literatura financeira, e uns 5 anos alguem o povo de cripto descobriu ele. Chamaram ele para diversas conferencias de cripto para ele expor suas ideias lá. Já vi ele em diversas oportunidades falando que NÃO tem bitcoin, para mim ele vender é uma novidade, pois achava q ele nem tinha.
Taleb é muuuuuito conservador nos seus investimentos, e não é um porra louca que sai comprando qualquer porcaria apostando que possa crescer. Ele sugere nos seus livros as pessoas usarem a estrategia de barbel: ter seu patrimonio em torno de 90% em titulos do tesouro de paises ricos, e apenas uma parte muito pequena em
várias pequenas apostas de ganho ilimitado mas de perda limitada. Ou seja, ficar longe de qualquer coisa que nao limite suas perdas (ou seja, operar com dinheiro emprestado nunca, nem alavancado).
Nesse sentido, o pessoal de cripto tentou empurrar bitcoin nessas apostas de ganhos ilimitados. Mas Taleb nunca, q eu saiba, mandou ninguem comprar ou falou que havia comprado bitcoin.