Mas já há data para a entrada do ETH 2.0?
O ETH2 é na verdade um conjunto de upgrades separados em etapas. O upgrade Berlin saiu agora no dia 15 de Abril e o upgrade London deve sair em breve. Também tem mais um, chamado Shanghai, que vai trazer melhoras à rede PoS.
E enfim, lá para o próximo ano, deve ocorrer o "The Merge", que é a fundição das duas redes do ETH atualmente em funcionamento (a rede PoW, que todos conhecemos, e a nova rede PoS).
Na real isso tudo é marketing demais. Ethereum está caminhando por um caminho um pouco esquisito.
Eu prefiro projetos low profile. Marketing é coisa de projeto fraco que precisa ficar "enrolando". O maior exemplo que eu vejo é chainlink. Ficou com marketing zero, por anos, até apresentar produtos de verdade.
Eu tava olhando o mastering ethereum, e ele explica um pouco desse monte de nomes (eu li essse livro antes de lançar e os nomes eram completamente diferentes, eles mudaram)
Lembro em 2017 estavamos no Homestead e teve um puta marketing pq ia lançar o Metropolis...
https://github.com/ethereumbook/ethereumbook/blob/develop/01what-is.asciidocThe four main development stages are codenamed Frontier, Homestead, Metropolis, and Serenity. The intermediate hard forks that have occurred to date are codenamed Ice Age, DAO, Tangerine Whistle, Spurious Dragon, Byzantium, Constantinople/St. Petersburg, Istanbul and Muir Glacier. Both the development stages and the intermediate hard forks are shown on the following timeline, which is "dated" by block number:
....
Two hard forks, Berlin and London, have also been announced, and
we are now in the final stage of Ethereum development, codenamed
Serenity. Serenity involves a profound reorganization of the infrastructure that will make Ethereum more scalable, more secure, and more sustainable. It is presented as the second version of Ethereum, "Ethereum 2.0".
Já são outros nomes. Voce citou aí "The Merge", que nem é mencionado (provavelmente é um nome mais novo que saiu recentemente). Eu sempre conheci isso como Serenity, e de um ou 2 anos pra cá estão chamando de 2.0 (tb nao tinha esse nome em 2017)
Sinceramente, todo esse ciclo está me enjoando. Eu tentei participar dessa shitcoins e ganhei dinheiro, mas não gostei de fazer parte disso. Eu sinceramente não acharia ruim que o BTC caísse uns 30%+ para tirar toda essa ganancia do mercado, que chegou com o Elon e o pump da Doge. =/
Eu realmente sou fascinado pela tecnologia do Bitcoin (e mesmo sendo bastante crítico, da Ethereum). Fico triste que entramos nesse caminho de pura ganancia humana, pumps e dumps desenfreados, golpe atrás de golpe, etc... chega uma hora que eu realmente tenho vontade de só vender tudo, apagar o Twitter e seguir por outro caminho.
Ganhar dinheiro é sempre bom. O ruim é quando esse processo envolve participar de scams (mesmo que sem saber).
Outro dia um amigo meu contou que perdeu dinheiro numa DeFi, que o desenvolvedor fugiu com o dinheiro de todo mundo e robou milhoes para ele. Não deveria ser uma DeFi de fato, apenas uma piramide qualquer com esse marketing de defi por fora, para enganar pessoas.
As vezes nem é enganação mesmo. esse meu amigo sabia que era uma piramide quando entrou, e ficou asssim mesmo pq queria ganhar dinheiro fácil.
Muitas pessoas são atraídas por cripto atrás do "proximo bitcoin". daquela moeda que vale menos de 0.01 para que ela possa virar 5000 e o cara ficar milionário com 30 USD.... Por isso é um ambiente tão favorável a piramideiros, golpes, etc.
Eu acho isso tudo um monte de bobagem, e quanto mais longe eu ficar disso melhor. Eu tenho interesse por bitcoin e por protocolos que possam revolucionar a Web (link, eth, dot) como a web3, ou só tornando a vida mais facil, como xrp (talvez).
A web3 é uma possibilidade, não é uma estrada. É uma possibilidade se o ethereum der certo. Talvez a web evolua em outra direção, e seja ainda mais centralizada com as grandes corporações dominando tudo mais ainda... isso só o tempo dirá. Mas acho que vale a pena investir e estudar ideias e possibilidades novas, como os projetos que citei.
pra mim o grande problema do ETH é que só tem golpista nessa porra. A forma como a plataforma é desenhada incentiva a criação de projetos desonestos. Todo mudno chega lá e imprime dinheiro e quer vender esse dinheiro pros outros. É o que mais me desanima do ETH.