Pages:
Author

Topic: Chia Network - page 17. (Read 3045 times)

newbie
Activity: 23
Merit: 2
May 04, 2021, 06:53:36 PM
#68
Mas em que sites é que se faz trade da Chia?

Já agora alguém me pode ajuda na seguinte questão:
- tenho o GUI da Chia, mas o meu portátil durante a noite desligou-se, quando volto a correr a Chia ele conecta-se a wallet e tenho de colocar as 24 passwords. Depois tenho de criar uma nova Plot porque a anterior foi ao ar? É que se for ao menu Plot só tem a opção de adicionar Plot, não se vê aquele ecran com o status e a % de Plotting.

Sou novo nesta moeda e vou hoje ver um video que explica melhor o funcionamento da XCH.

Amanhã chega o meu disco NVME de 1TB  Grin
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
May 04, 2021, 06:17:54 PM
#67
Mas desde ontem caíu bastante onde ultrapassou os 1800$ e agora está a quase 700$, mas hoje quase todas as cryto estão a cair.

Temos que ver, que assim que a Chia foi listada, muitos mineradores devem ter vendido para recuperar o investimento.

Não deixa de ser interessante, ter foi arrancado com um valor tão alto.
newbie
Activity: 23
Merit: 2
May 04, 2021, 05:40:06 PM
#66
Boas,

Chia já tem valor de mercado segundo o site coinmarketcap

https://coinmarketcap.com/currencies/chia-network/

Mas desde ontem caíu bastante onde ultrapassou os 1800$ e agora está a quase 700$, mas hoje quase todas as cryto estão a cair.

Cumps
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
May 02, 2021, 10:47:40 PM
#65
@hiroshidw

Resultou, mas agora criou novas passwords para a wallet... será que tenho de criar um novo plot?

Obrigado

Vais ao ecrã das plots, e nos três pontinhos ao lado do botão de criar plots, escolhes a opção de adicionar pasta com plots. E depois segue os passos indicados.
newbie
Activity: 23
Merit: 2
May 02, 2021, 07:39:51 PM
#64
@hiroshidw

Resultou, mas agora criou novas passwords para a wallet... será que tenho de criar um novo plot?

Obrigado
member
Activity: 490
Merit: 38
May 02, 2021, 07:07:22 PM
#63
Boas,

Estou também a minerar a Crypto Chia e com o GUI agora tenho este ecran e não consigo sair daqui.



Alguém que esteja a minerar me pode ajudar?

Obrigado desde já.

Clica ali na primeira opção, que este private key ........ ai vc entrará no programa.
newbie
Activity: 23
Merit: 2
May 02, 2021, 06:53:18 PM
#62
Boas,

Estou também a minerar a Crypto Chia e com o GUI agora tenho este ecran e não consigo sair daqui.

https://i.imgur.com/zTdRaz0.png

Alguém que esteja a minerar me pode ajudar?

Obrigado desde já.
member
Activity: 490
Merit: 38
April 30, 2021, 05:20:16 PM
#61

Ou seja a ideia seria usar dois programas ao mesmo tempo ligados: a carteira oficial e software da pool?

Assim que tiverem conhecimento de alguma pool, avisem. Farei o mesmo. Wink
Mas o acho que o @hiroshidw descobre primeiro...  Roll Eyes

Como disse o pouco que conseguir fazer o debug, já passou esta ideia e por hora seria a melhor a seguir pra não ter que criar plot novamente, mas este rapaz russo falou que tem tudo que precisa, não sei se ele terá outra ideia ele não quis compartilhar comigo kkkkk.

Com certeza, quem tiver novidade, por favor nos avisem e se eu tiver, com certeza avisarei.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
April 30, 2021, 05:09:19 PM
#60

estava pesquisando e ao que parece se for minerar em pool teremos que refazer os plots novamente!!! haja vida util indo embora dos ssd

Não vai precisar ser refeito não.

O que vai precisar pelo pouco que consegui debugar da aplicação será rodar o programa deles, que é o que gera as plots, vai precisar também que este programa esteja sempre atualizado.

Ou seja a ideia seria usar dois programas ao mesmo tempo ligados: a carteira oficial e software da pool?


A ideia de ter de usar novas plots vem dos proprios criadores da Chia:
Quote
The downside is that plots being made today won’t be able to switch pools in the future without replotting. For that we are sorry. But we promise that plots of k=32 or larger made today will work on mainnet and continue to do so well into the future.
https://www.chia.net/2020/11/10/pools-in-chia.html

Mas talvez isto seja, caso se use a carteira oficial, para minar na pool.

Veremos o que vai acontecer.

Assim que tiverem conhecimento de alguma pool, avisem. Farei o mesmo. Wink
Mas o acho que o @hiroshidw descobre primeiro...  Roll Eyes
member
Activity: 490
Merit: 38
April 30, 2021, 04:50:09 PM
#59

estava pesquisando e ao que parece se for minerar em pool teremos que refazer os plots novamente!!! haja vida util indo embora dos ssd

Não vai precisar ser refeito não.

O que vai precisar pelo pouco que consegui debugar da aplicação será rodar o programa deles, que é o que gera as plots, vai precisar também que este programa esteja sempre atualizado.

Com pools teremos que minerar com outro software, não com este oficial, na verdade este é que esta sendo meu problema para botar uma pool pra rodar.

A boa notícia é que há um alemão estudante de ciências da computação e um russo trabalhando para criar pools, e pelo que entendi da conversa lá no outro fórum que participo, este russo já tem tudo que precisa pra colocar a pool pra rodar e já esta em estado bem avançado, isto segundo ele mesmo claro.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
April 30, 2021, 01:12:21 PM
#58
Pessoalmente não uso nenhum programa especifico, alem do da marca do meu disco SSD.

Mas, não se pode comparar a vida util de um HDD com um SSD.
Tenho HDD que duram menos de 6 anos, e tenho outros que já tem mais de 10 anos.

O problema do SSD é apenas o numero de vezes que é rescrito, que pode chegar a um ponto e deixar de trabalhar.
Monitorizar isso, simples ajuda a ter uma ideia de quando o SSD estará mais sensível avariar.

Porque no caso do HDD ele normalmente começa a fazer barulho e permite retirar os dados. No SSD ele morre em silencio.

Mas, lá está não existem casos iguais, em tudo depende da utilização.
Cada caso é um caso.


estava pesquisando e ao que parece se for minerar em pool teremos que refazer os plots novamente!!! haja vida util indo embora dos ssd

Sim, ao que parece, as plots tem de ser refeitas.
Lá está é uma coin que exige paciência.
full member
Activity: 424
Merit: 131
Kamikaze9x9
April 30, 2021, 01:09:07 PM
#57
na verdade no caso dos ssd eh parametro de garantia, ou seja, o fabricante garante que o ssd suporta 200tbw - se for mandar para a garantia em 6 meses e acusar que o tbw ja estorou eles nao cobrem.
member
Activity: 490
Merit: 38
April 30, 2021, 12:41:40 PM
#56

Todo SSD tem algo que eles chamam de TBW - Terabytes Written - Terabytes gravados
Se você pesquisar qualquer modelo de SSD + TBW, vai ver que a própria fabricante especifica quantos Terabytes gravados esse SSD aguenta na sua vida útil, e também tem o MTBF - Mean Time Between Failures, tempo médio entre falhas.
Juntando essas informações um programa consegue te dar uma estimativa legal para você se programar

Por exemplo, um SSD simples da Kingston, de 120gb: https://www.kingston.com/br/ssd/a400-solid-state-drive
Você pode conferir: Expectativa de vida útil   de 1 milhão de horas e TBW 120GB: 40TB

Quer dizer que a fabricante garante essas horas acima e 40Tb gravados

Mas como saber esses dados?

Pelos programas, e é bem útil pois caso você tenha dados importantes e notar que o programa está te mostrando menos vida útil, ou caindo rapidamente, já é bom pensar em substituir o SSD para não perder dados.
Claro que seu SSD pode falhar do nada, pode sofrer uma sobrecarga e queimar, mas é eu gosto de usar os programas para ir se preparando.

Em caso de HD mecânico, pode ter certeza que a agulha do HD irá falhar e começar a fazer barulho, independente do TBW, isto por si só vai lhe dizer que seu hd esta falhando e esta na hora de trocar.

Tenho um SSD de 500 GB aqui que segundo o programa da HP já deveria estar morto há alguns meses, mas até hoje funciona e muito bem, de qualquer forma eu não gravo dados importantes nele, funciona apenas para temporário em meus trabalhos de vídeo, um de meus HDD tem mais de 2 anos de uso, gravo nele por dia ao menos 1.5 TB e funciona perfeitamente até hoje, por isto estou dizendo que estes programas são balela, podem refletir o que a fabricante diz, mas não pode ser o parâmetro para dizer quanto de vida ele realmente tem ainda.
full member
Activity: 424
Merit: 131
Kamikaze9x9
April 30, 2021, 12:14:45 PM
#55
eu uso o hdd sentinel pro que fica monitorando temperatura e demais mensagens dos hd e ssd

estava pesquisando e ao que parece se for minerar em pool teremos que refazer os plots novamente!!! haja vida util indo embora dos ssd
legendary
Activity: 2170
Merit: 1278
April 30, 2021, 11:14:08 AM
#54

Agradeço, mas estes programas são pura balela sabotag3x, não refletem nem de perto a verdade, apenas pegam dados de gravação, mas não tem como eles saberem da saúde dos discos ou no caso de ssd, da saúde dos chips.

Todo SSD tem algo que eles chamam de TBW - Terabytes Written - Terabytes gravados
Se você pesquisar qualquer modelo de SSD + TBW, vai ver que a própria fabricante especifica quantos Terabytes gravados esse SSD aguenta na sua vida útil, e também tem o MTBF - Mean Time Between Failures, tempo médio entre falhas.
Juntando essas informações um programa consegue te dar uma estimativa legal para você se programar

Por exemplo, um SSD simples da Kingston, de 120gb: https://www.kingston.com/br/ssd/a400-solid-state-drive
Você pode conferir: Expectativa de vida útil   de 1 milhão de horas e TBW 120GB: 40TB

Quer dizer que a fabricante garante essas horas acima e 40Tb gravados

Mas como saber esses dados?

Pelos programas, e é bem útil pois caso você tenha dados importantes e notar que o programa está te mostrando menos vida útil, ou caindo rapidamente, já é bom pensar em substituir o SSD para não perder dados.
Claro que seu SSD pode falhar do nada, pode sofrer uma sobrecarga e queimar, mas é eu gosto de usar os programas para ir se preparando.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
April 30, 2021, 10:24:53 AM
#53
É bom já mesclar uns plots k33 no meio dos k32, talvez melhore a pontaria.

Ao que parece isso é indiferente, ser acima de k32, não existe muita vantagem.
Apenas pode servir para "rentabilizar" melhor o disco, ocupando todo o espaço nele. De resto não traz vantagens significativas.

Quote
You really never need to plot a plot with a k size larger than 32. Those who do plot larger are either doing them to show off (and we encourage this for fun) or to optimally fill the open space on a specific drive.
https://www.chia.net/2021/02/22/plotting-basics.html
member
Activity: 490
Merit: 38
April 30, 2021, 08:44:44 AM
#52

Algumas fabricantes fornecem ferramentas que mostram a vida útil do SSD..
Exemplo: https://kb.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/15108/~/dashboard-support-information

Ou você pode usar algum programa tipo o CrystalDiskInfo, que deve apresentar resultados similares..

Agradeço, mas estes programas são pura balela sabotag3x, não refletem nem de perto a verdade, apenas pegam dados de gravação, mas não tem como eles saberem da saúde dos discos ou no caso de ssd, da saúde dos chips.
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
April 30, 2021, 08:23:19 AM
#51
Aproveitando que estamos falando de SSD, aqui tem um vídeo bem legal sobre como eles funcionam: https://youtu.be/gxwE0-hcHTg

É no mínimo impressionante a tecnologia..
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
April 30, 2021, 02:50:58 AM
#50
Isto é tudo uma questão de sorte. Pode realmente acontecer.
Eu estou com 5 plots, e ontem estava com a estimativa de 1 ano para ganhar alguma coisa, hoje já são dois. A rede esta a crescer muito rápido.

Será bom eles lançarem as diretrizes para as pools. Veremos o que acontece apos o lançamento no dia 3.
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
April 30, 2021, 01:58:00 AM
#49
Como sabe que 6% da vida útil dele já se foi?

Algumas fabricantes fornecem ferramentas que mostram a vida útil do SSD..
Exemplo: https://kb.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/15108/~/dashboard-support-information

Ou você pode usar algum programa tipo o CrystalDiskInfo, que deve apresentar resultados similares..
Pages:
Jump to: